DA ACADEMIA À SOCIEDADE
Da Academia à Sociedade: a divulgação científica no NEHiLP
O objetivo é apresentar o case do NEHiLP – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e Língua Portuguesa da USP que, desde 2019, vem investindo na divulgação científica por meio das principais redes sociais — Instagram, Facebook e Twitter. A criação e a manutenção das mídias digitais inserem-se em um projeto de extensão, apoiado pela Universidade de São Paulo, com a participação de alunas de graduação do curso de Letras e da História da USP. Vimos acompanhando um notável crescimento na interação e no engajamento de nossos seguidores e pretendemos compartilhar o conhecimento adquirido com nosso projeto de divulgação científica.
Vanessa Martins do Monte
USP
Vanessa Martins do Monte
USP
Júlia Lisboa Ribeiro
FFLCH-USP
Júlia Lisboa Ribeiro
FFLCH-USP
Mariana Rodrigues de Vita
USP
Mariana Rodrigues de Vita
USP
Geovana Nataly de Souza
FFLCH-USP
Geovana Nataly de Souza
FFLCH-USP
Aline Yone Nunes Marques da Silva
USP
Aline Yone Nunes Marques da Silva
USP
Evellyn Dutra da Costa
USP
Evellyn Dutra da Costa
USP
SUPORTES E ESTRATÉGIAS PARA POPULARIZAR
Suportes e estratégias para popularizar a Linguística na formação de professores: o caso da UFES com a abordagem COIL
Este estudo busca discutir suportes/estratégias para a popularização da Linguística, em especial no campo de formação docente. Para tanto, é apresentado o caso da UFES em um projeto COIL (Collaborative Online International Learning), no qual tecnologias de informação e comunicação (TICs) permitiram ampliar as discussões na área de formação docente, para além das fronteiras das universidades participantes no projeto, situadas no Brasil, Inglaterra e Sri Lanka. As interações virtuais nesse projeto também permitiram discutir os papeis dos idiomas nos contextos global/local e também conceitos como falante “nativo”, comunicação intercultural e atitudes dos professores em formação. As estratégias de divulgação acadêmica da professora que atuou na co-organização do projeto também são mencionadas. O estudo conclui que determinados suportes/estratégias, tais como ambientes virtuais de aprendizagem e projetos COIL, podem alavancar a popularização da Linguística, em especial na formação docente.
Felipe F. Guimarães
UFES + UEL (pós-doc)
Felipe F. Guimarães
UFES + UEL (pós-doc)
DAS REDES DE COLABORAÇÃO ÀS REDES SOCIAIS
Das redes de colaboração às redes sociais: O combate à desinformação na pesquisa Linguística, na escola e na comunidade
Esta proposta de case discute os resultados da pesquisa de mestrado “LEITURA DE FAKE NEWS EM SALA DE AULA: TECENDO INFERÊNCIAS A PARTIR DAS PISTAS (CON)TEXTUAIS, DISCUTINDO OS EFEITOS DE SENTIDO E ASSUMINDO POSICIONAMENTOS”, realizada em 2020 e publicada em 2021, no Curso de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE. Após a realização da pesquisa em campo, cuja metodologia incluía o desenvolvimento de oficinas de leitura, alunas de ensino médio, participantes da experiência, decidiram dar continuidade às oficinas na comunidade local. Apresentaram o projeto na 19° Feira Brasileira de Ciências e Engenharia-FEBRACE, sendo finalistas contempladas com bolsa de Pesquisa Júnior, pelo CNPq, e hoje dão continuidade ao trabalho, por meio de discussão nas redes sociais e da oferta de minicursos. O desdobramento dessas redes de interação, que focam nas pistas (con)textuais, promovem a popularização da linguística e o combate à desinformação na cidade de Aurora-CE.
Débora Leite de Oliveira
ABRALIN - UECE - PosLA - GEENTE