17 A 19 NOV 2021 / EDIÇÃO ONLINE

Popularização da Linguística

O evento

Durante a pandemia, que se mostrou um período de forte ataque à ciência, isolamento social, impossibilidade de atuar nos locais de debate (como a universidade e a escola, por exemplo) cresceu a quantidade de pessoas engajadas em popularização da ciência de modo geral. Podcasts, perfis no Instagram, Youtubers e autores de textos científicos em linguagem comum tiveram incremento importante.

As mídias de massa se ocuparam em explicar didaticamente ao cidadão brasileiro sobre transmissão de vírus, eficácia de máscaras, sintomas, variantes resultantes de mutações de vírus, leitura de gráficos, até obstrução intestinal. No campo da Linguística, o que se consagrou como popularização da Linguística tem ganhado visibilidade nas redes sociais e programas de extensão universitária.

Programação preliminar

As oficinas terão como tema: para ver/ ouvir/ video/ ler/ brincar. O participante poderá se inscrever em duas oficinas que não sejam simultâneas.

As rodas de conversa consistirão em palestras sobre um tema dado – mediadas por um convidado. Serão transmitidas ao vivo e permanecerão registradas no YouTube.

As apresentações de trabalho consistirão em apresentação de cases e acontecerão em plataforma interativa (Zoom ou Meet, por exemplo). Serão gravadas e disponibilizadas no Youtube por um curto período após o evento.

Os bate-papos consistem em entrevistas com pesquisadores proeminentes na Popularização da Ciência e da Linguística. Os organizadores assumirão o papel de entrevistadores e as entrevistas ficarão armazenadas no YouTube.

Aos ministrantes de oficina:
As oficinas são voltadas para produtos de popularização que se possa ver/ouvir/seguir/ler. A pergunta norteadora das oficinas é como se faz x? Nesse sentido, é interessante discutir boas práticas com os inscritos e incentivá-los a experimentar ferramentas/suportes. Como a oficina ocorrerá em dois dias, é aconselhado que se dê tarefas aos inscritos, para que apresentem no segundo dia as suas produções.

Aos apresentadores de cases:
As apresentações de case são voltadas para a discussão do que funciona (como e por que) e do que não funciona em termos de popularização da Linguística. Suportes, estratégias e ferramentas são o foco dos relatos de experiências de comunicação científica. Avaliações acerca do exercício da popularização na atuação do professor/aluno de Linguística são bem-vindas.

Aos palestrantes das rodas de conversa:

As rodas de conversa serão articuladas em torno de propostas com temas convergentes. Esses temas podem ser gerais, como: Por que e para quem fazemos popularização da Linguística? O que é popularização da Linguística? mas também podem ser específicos: Qual é a diferença entre divulgação científica e popularização da Linguística? O que se espera alcançar com a popularização da Linguística?, ou outros que você queira sugerir. Depois do acolhimento e da distribuição das propostas, um/a convidado/a fará a mediação das rodas de conversa.

 

DATAS IMPORTANTES

Objetivos

Tendo em vista que a Linguística oferece enorme potencial para a interdisciplinaridade, o objetivo do Abralin em Cena – popularização da Linguística é congregar comunicadores de ciência (em geral) e da Linguística (em específico) para:

1. discutir com quem faz popularização o que é e o que pode ser a popularização da Linguística como contraponto à Divulgação Científica;

2. discutir métodos de popularização centrados na tradução de pesquisas alheias e métodos na simplificação da linguagem de pesquisas próprias;

3. conversar sobre os motivos que levam os pesquisadores a fazer popularização (entre outros tantos motivos, podemos listar: diminuir o abismo entre formação escolar e produção científica que não chega à escola em parte por causa da linguagem; restaurar dignidade e autoestima ao falante que não domina a gramática normativa; estimular a criatividade do falante em relação à sua língua materna; auxiliar na identificação de patologias da linguagem e questões da linguagem no envelhecimento; iniciar o cidadão no pensamento científico usando como material a sua língua materna; reconhecer línguas minorizadas num país plurilíngue cuja maioria de falantes é monolíngue);

4. discutir maneiras de ampliar o público da popularização da Linguística;

5. desenhar estratégias de apoio ao sistema educacional;

6. incentivar popularizadores da Linguística através das oficinas;

7. incentivar a produção de materiais de divulgação científica através das atividades propostas, estimulando a criatividade para “mostrar” a Linguística, seus métodos e resultados.

Plano de divulgação científica

Além do evento ser um espaço para se discutir a promoção de ações de popularização em escolas, extensão universitária e museus, pretendemos lançar o LingPop durante o evento. LingPop é um portal da ABRALIN de popularização da Linguística gestado pela Comissão de Popularização de Linguística da ABRALIN. O intuito é funcionar como uma curadoria de atividades de popularização da Linguística em língua portuguesa – podendo ser expandido para outras línguas no futuro.
Ao invés de registrar as atividades do evento em anais ou revista, propomos que as ações de popularização tratadas no evento – e fora dele – sejam submetidas ao LingPop. A comissão de Popularização de Linguística da ABRALIN avaliará a pertinência das propostas e as organizará no portal LingPop.

Comissões

Comissão Organizadora
  • Miguel Oliveira Jr.
    (UFAL)
  • Lou-Ann Kleppa
    (UNIR)
  • Cecília Farias
    (USP)
  • Hélio de Oliveira
    (UNIFEOB)

Realização e Apoio

Realização

Abralin

Inscreva-se